Performance – História, conceitos e contextos
GIOVANE DINIZ

Performance – História, conceitos e contextos

O curso visa introduzir o conceito de Performance arte abordando a História, contextos e características dessa modalidade artística. Apresentar alguns artistas e as possibilidades da linguagem, passando pelo Happening, Body art, História da performance no Brasil, performance urbana, Foto-perfomance e Vídeo-performance.

Ideias sobre arte: Objetos
DANIELA  PENNA NOCCHI

Ideias sobre arte: Objetos

O curso pretende abordar artistas que refletem sobre o uso de objetos do cotidiano em seu
fazer artístico. Através de imagens, vídeos, textos e áudios os estudantes serão convidados a
discutir a percepção cotidiana dos objetos ampliando o conhecimento em arte contemporânea.

História da Arte Moderna Brasileira
ALEXANDRE  DE OLIVEIRA VENTURA

História da Arte Moderna Brasileira

Visa capacitar o aluno a compreender os processos e rupturas estéticas que ocorreram no campo das Artes Visuais no século XX com ênfase nas vanguardas brasileira e no modernismo no Brasil, perpassando pelos principais artistas. Tratará das diferenças entre moderno, modernidade e modernismo; da História da Arte no Brasil; da Semana de Arte Moderna de 1922; do Movimento Pau-brasil e Movimento Antropofágico; de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Vicente do Rêgo, Lasar Segall, Victor Brecheret, Ismael Nery, dentre outros.

Arte Conceitual, desmaterialização e efemeridade
ISA  CAROLINA SOARES DE SOUZA

Arte Conceitual, desmaterialização e efemeridade

Aborda a Arte Conceitual em seus aspectos visuais e conceituais, destacando produções importantes desde os anos 1960 até a atualidade, proporcionando fruição e melhor compreensão crítica sobre a arte na contemporaneidade. Tratará da desmaterialização da arte e do gesto; da performance e body art; e do Pós-modernismo.